segunda-feira, 9 de julho de 2012

Relato da Reunião de Câmara de Graduação


Seguindo decisão da Assembleia Geral dos Professores do dia 27/06/2012, que deliberou pela interrupção das atividades relacionadas com o Vestibular de 2013/1, o comando local de greve organizou um ato simbólico, a fim de conscientizar os conselheiros da Câmara de Graduação a este respeito, conforme consta no Inciso I do artigo 6º, da lei 7783, que diz ser direito dos grevistas “o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve”.

Neste sentido, foi estendido um cartaz de 17 metros constando os nomes de todos os professores que reunidos deliberaram pela greve, além da fixação de cartazes e a construção de diálogo para conscientização da necessidade da representação e do respeito às decisões dos professores em geral.

O Comando Local de Greve agradece à sensibilidade e respeito com que foi recebido na reunião da Câmara, e à adesão da maioria de seus membros, que optaram por não dar quórum à reunião que votaria o edital do vestibular. Desta forma, respeita-se a decisão da maioria dos professores, evitando dar andamento na matéria.

O processo do vestibular de 2013/1 encontra-se, portanto, parado, enquanto o governo se negar a negociar e a resolver os problemas graves que as universidades enfrentam. Acreditamos ser fundamental defender a universidade pública e de qualidade que tantos estudantes sonham um dia ingressar, e que o governo federal insiste em precarizar.

Informamos, também, que as matérias da pauta que poderiam causar “prejuízo irreversível” (conforme rege a “carta de princípios” da comissão de ética do CLG) foram conduzidas pela presidente da Câmara, que consultou os presentes para que estes processos específicos tivessem seguimento.

Certos da necessidade de respeitar as decisões democráticas da maioria dos professores desta instituição, os quais são representados em diversas instâncias, e certos da necessidade de garantir o direito fundamental de outrem, optamos sempre por atividades pacíficas, respeitosas e pelo diálogo aberto e franco para construção desta greve, que se consolida, a cada vitória, cada vez mais forte.
 
Comando Local de Greve

Nenhum comentário:

Postar um comentário