quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vídeos da Assembléia de Professores da UFG-Goiânia

A ADUFG-Sindicato, em mais um ato lamentável, divulgou um vídeo sem som e com cortes (http://www.youtube.com/watch?v=XW0exYw6rX0&feature=youtu.be%20.) afirmando que a Assembléia terminou em confusão.

Buscando esclarecer os fatos, nós estamos divulgando um vídeo COM som e SEM cortes:



O que esse vídeo revela?

a. Que o vídeo divulgado na página da ADUFG está sem som, porque demonstra a indignação dos professores que clamam pela continuidade da reunião e se recusam a aceitar a postura unilateral da presidente do sindicato de cancelar a Assembleia.

b. Que o corte realizado no vídeo omite um fato de suma importância: o ex-presidente do sindicato, João de Deus, foi um sujeito central nos tumultos. A sequência pode ser estabelecida da seguinte maneira:


  1. A professora Nazaré, do ICB, depois de ter negada a palavra, tenta tomar o microfone da mão da professora Rosana, que presidia a assembleia;
  2. O professor João de Deus - da Comissão de Apoio da ADUFG - se precipita sobre a Nazaré, para impedir que ela fique com o microfone;
  3. O professor Alexandre (campus de Goiás e filiado da ADUFG) puxa o professor João de Deus, libertando a professora Nazaré (cabe comparar a fragilidade desta professora com a estrutura física de João de Deus).
  4. O professor João de Deus, ajudado por algumas outras pessoas, empurra o professor Alexandre para o fundo do palco, agarrando-o;
  5. O professor Pítias, do CEPAE, socorre o professor Alexandre, puxando o professor João de Deus, que cai ao chão
  6. Outros professores intervêm, apaziguando o conflito.
  7. Enquanto o tumulto é controlado, não há ameaças físicas sobre a presidente do sindicato que abandona a assembleia caminhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário